sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sobre projetores de slides

Deixando um pouco de lado a corrente racionalista-dialética que me influenciou a partir de 2006 e que me faz pensar em todas as coisas que gosto ou crio repulsa como uma criação subconsciente de um psicológico individual e coletivo,

Eu preciso dizer que o barulho do pequeno ventilador dentro do projetor de slides Carousel do NEF é uma coisa sensacional. O pequeno zumbido é o primeiro sinal de que o aparelho foi ligado. Logo em seguida é projetada a luz amarelada contra a parede branca. As luzes se apagam, se for necessário a cortina é fechada. Como em uma sala de cinema, as pessoas se aquietam - e não é preciso uma orientação verbal para isso.
Com o silêncio, o barulho do pequeno ventilador se torna mais evidente. Me dá a impressão de que o calor na sala é maior, como se aquele pequeno mecanismo com pás, que na minha cabeça se assemelha perfeitamente com as hélices de um antigo avião, não conseguisse retirar todo o ar quente da sala.
Com outro comando da professora, o projetor solta outro barulho; esse é muito mais característico. Diria que é o som de um projetor, e mesmo que nunca tivesse visto um projetor de slides acabaria dizendo a mesma coisa: "é o barulho de um projetor". Talvez uma claquete chegue perto. Esse barulho me faz voltar à sala, deixar minhas divagações sobre o micro-ventilador de lado e contemplar, então, a primeira de uma série de fotos magníficas.

Nenhum comentário: