domingo, 17 de maio de 2009

A Tara Vermelha

Ontem, dia 16, eu participei pela primeira vez de uma prática de Tara Vermelha, lá no Chagdud Gonpa. Essa prática, realizada aos sábados, é voltada para iniciantes e pessoas com pouco conhecimento do budismo tibetano (meu caso). A prática em si dura cerca de uma hora e meia, e além dos ensinamentos transmitidos pelos lamas, é feita uma meditação silenciosa, recitação de mantras... Não sei bem se os ensinamentos fazem parte da prática, até acredito que não, mas em outro momento tiro esta e outras dúvidas que surgiram.



Arya Tara é reverenciada como a mãe de todos os Vitoriosos e a Salvadora Veloz. Ela corporifica a sabedoria de todos os budas em forma feminina, e manifesta as qualidade iluminadas do amor, compaixão e sabedoria. Quando começamos a fazer essa prática, sua calorosa irradiação chega até nós, removendo nossos obstáculos, medos e obscurecimentos mentais, e possibilitando o florescimento, em nós, das mesmas qualidades iluminadas de Tara. Todas as dificuldades, confusão mental e emocional que podemos experienciar em nosso cotidiano são dissolvidas pelas suas bênçãos, e dessa forma podemos encontrar uma felicidade mais estável e duradoura e desenvolver a capacidade de trazer benefícios aos outros seres.

Pode ser encontrada muita informação sobre Tara na internet, inclusive recomendo essa página da wikipedia que está muito completa, mas acho que o melhor é a prática. Todos os centros budistas possuem dias específicos para curiosos, e uma boa lista deles pode ser encontrada no Dharmanet.

Bem, o que de concreto eu trouxe da prática foram esses dois mantras:

OM TARE TAM SOHA 

Acredito que seja uma "versão curta" de OM TARE TUTARE TURE SOHA. Posso estar errado. Achei a seguinte explicação:
OM - corpo, palavra e mente dos Buddhas. É a meta.
TARE - Significa “aquela que liberta”.
TUTTARE – “Que elimina todos os medos”. Os oitos medos causados pelas oito ilusões: l. Apego (enchente). 2. Ira (fogo). 3. Ignorância (elefante). 4. Inveja (serpente). 5. Orgulho (leão). 6. Avareza (correntes da prisão). 7. Visões erradas (ladrões). 8. Dúvida (fantasmas).
TURE – “Que concede todo sucesso”.
SOHA – “Que as bênçãos de Tara contidas no mantra se concretizem”.


DJE TSUN PAG MA DROL MA TCHED TCHIEN NO
GAL TCHEN KUN SEI SAM DON NIUR DRUB DZOD

Este segundo mantra o lama Rigdzin me recomendou na primeira visita que fiz ao Gonpa, quando reclamei que sentia muita dificuldade em praticar diariamente os ensinamentos budistas. A primeira coisa que ele disse é que não devemos ter pressa, e a segunda é que eu deveria recitar o mantra que remove obstáculos, o Jetsun. Procurei e procurei muito por este mantra, mas não encontrei nada e cheguei até mesmo a esquecer da indicação, até que ontem eu o ouvi e aprendi na prática. Nada melhor do que a experiência real. ;)

A tradução, aproximada, é: 

Ó Ilustre Tara, por favor tenha consciência de mim.
Remova meus obstáculos e rapidamente
conceda minhas excelentes aspirações.

Nenhum comentário: