quarta-feira, 3 de junho de 2009

A grande mídia adora desastres

Fui pego de surpresa por esse 'desastre do vôo 447'. Não sou de assistir muita TV, e quando faço dificilmente paro em canais de notícia. Também não sou tão fã de jornais, seja na versão de papel ou online... Até dou uma lida, mas sempre em seções específicas. Evito ler as grandes notícias, os blockbusters... Acho que a maior parte do conteúdo de um jornal não é realmente informativo, mas sim comercial.

Fiquei sabendo do acidente no trabalho, quando ouvi colegas comentando 'vocês viram o avião que desapareceu?'. De imediato pensei: quanto tempo faz que aconteceu o último grande acidente aéreo no Brasil?

Sinto pelas vítimas e familiares, mas acho RÍDICULO como a mídia cria essa sensação de 'tragédia', como transformam esses casos em simples pontos do Ibope, só mais um jeito de vender a edição do jornal, ou ganhar mais pageviews nos sites, ou fazer com que a propaganda do comercial renda mais... No fundo no fundo, é evidente (tá na cara!!) que eles não querem nos informar, mas sim enfiar goela a baixo mais um produto.

Enquanto isso, na página inicial da versão online do Estadão:

Veja galeria de imagens da dor dos familiares

A sensação é parecida com a que senti quando vi a foto de um amigo meu, covardemente assassinado, na TV, como o grande caso da vez...

Nenhum comentário: